terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Livros de fluxo de consciência

Olá, hoje apresento os quatro livros que tenho publicados! Eles identificam-se com a técnica literária de fluxo de consciência por ilustrarem um processo de pensamento em torno de uma questão, com os seus momentos de raciocínio lógico, de devaneio, de silêncio e insight.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

#1 O fio da deusa do destino

O fio da deusa do destino compreende um processo de pensamento que se ocupa com uma questão existencial relacionada com uma iniciação: a de ser autenticamente.

Sinopse: A vida tem destas coisas. Aproxima-se com um pêndulo, que agita de um lado para o outro. É o tempo. Este movimento é cativante e hipnótico. Aprendo a viver com ele, os meus olhos seguem-no, tal como o meu espírito. Aprendo que a vida é um movimento de ida e de volta, de marés, e deixo-me embalar. Mas, em breves instantes de curiosidade, pergunto-me: quem segura o tempo pendular? E, é quando deixo de o ver, quando o transcendo e olho a vida nos olhos. De cada vez que o faço, há um fim e um início.

Leia 10 curiosidades sobre o livro O fio da deusa do destino.



#2 O eixo do tempo

O eixo do tempo retrata um processo de pensamento sobre o significado de se percorrer um caminho de vida.

Sinopse: O pórtico, já fora do mundo, sem uma envoltura de paredes, anuncia uma extensão ilimitada. O carrilhão, nunca visto, soa nas proximidades, sem ter sido construído. Não há um caminho que venha ter aqui. Talvez exista a sombra de um caminho, com todos os seus arredores, onde caminhamos como sombras. É necessário apenas um passo. Naqueles breves momentos em que os guardiães se afastam, o pórtico abre. Alcançá-lo é esquecer o caminho, esquecer a passagem, esquecer de guardar. Há, então, uma inesperada inversão, deixamos de ser os esmerados caminhantes até ao absoluto, porque ele aparece em nós.

Leia 10 curiosidades sobre o livro O eixo do tempo.



#3 O sábio, o diabo e a nascente

O sábio, o diabo e a nascente compreende uma narrativa que procura descobrir uma energia intrínseca de amor.

Sinopse: Esperava voltar a ver aquele ser que, sem dúvida, era maior do que eu. Até a sua obscuridade parecia luminosa. Deixou-me sem resposta, porque a resposta era essa. Volto a procurá-lo perto dos carvalhos, onde o encontrei pela primeira vez. Chego. Ali está ele sentado na pedra, vestindo, agora, uma longa túnica escura com um capuz. Esconde o rosto. Mas, então, endireita-se e olha-me. Pergunto, hesitante: “Mãe!?” Levanta-se e caminha. Por momentos, deixa-me acompanhá-lo. Dá a volta à pequena casa que está na beira do penhasco. O rio, lá em baixo, enche e faz-se mar, um mar revolto que se aproxima de mim, que ameaça o medo. Aquele ser maior desaparece e deixa-me com o mar nas mãos.

Leia 10 curiosidades sobre o livro O sábio, o diabo e a nascente.



#4 O canto de Acalântis

O canto de Acalântis relata uma viagem interior em busca do estado mais lúcido num mundo de ilusão.

Sinopse: “Caiu do voo, parece ferida”, dizem. A ave jaz no solo, desfalecida, com as grandes asas desarranjadas. Pergunto: “perdeu as penas?” “Perdeu o dia!” Volto a perguntar: “já não o vê?” E, a minha visão regressa. Acordei! Encontro a noite. Como cintilam as estrelas! O que veem elas? Onze degraus! Subo. Alguém sobe os degraus depois de mim. No entanto, escorrega e cai. Volto a descê-los para lhe curar a ferida. Então, vejo também as minhas feridas, que agravam as dos outros, que, por sua vez, agravam as minhas. Que inferno! Que olhares tão bondosos! Quem disse que esta é uma ferida incurável? Não ficará ninguém para trás! E, não sendo suficiente a luz que chega de fora, luzirá a luz de cada um. “Basta!” É a minha última palavra e a minha última ação para as trevas que me envolvem. O firmamento quer fortemente a luz, as sombras querem-na vagamente. E, assim, puxa-me para si, faz-me voar de novo e deixa-me tocar a abóbada celeste. E, num sussurro, diz: “canta, Acalântis!”

Leia 10 curiosidades sobre o livro O canto de Acalântis.

6 comentários:

  1. I have not yet read this kind of books but every writing that empowers the mind, soul and human reflection captures my interest.

    ResponderEliminar
  2. Querida Raquel, parece ser excelentes livros.
    Te desejo sucesso!

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar