quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Dez curiosidades sobre o livro "O sábio, o diabo e a nascente"

Nesta publicação escrevo sobre dez curiosidades acerca do romance filosófico O sábio, o diabo e a nascente.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

#1 A prosa poética joga com uma tríade: o sábio, o diabo e a nascente

Existe uma articulação entre as questões dos vários condicionamentos humanos, da sua transcendência e da sabedoria que permite essa compreensão, o que aparece metaforizado algumas vezes como um demónio, um ser maternal que é extremamente compassivo e um sábio.


#2 Este é o segundo título da obra

Para título inicial, que não chegou a ser publicado, tinha pensado em "Mãe-d'água".



#3 O tema principal do livro é o amor intrínseco

Cada ser tem algo do amor divino, incondicional, em si, algo inerente que não depende de circunstâncias externas. Apresenta-se a descoberta desse amor, que é um processo de autoconhecimento, amor-próprio e de amor pelos outros seres.



#4 A capa do livro foi ilustrada por mim

À semelhança dos outros livros, também ilustrei a capa deste. Mas, a ilustração não tinha sido realizada com esse propósito. Era um trabalho prévio que fez sentido para a obra.



#5 Uma frase do livro

"A sabedoria é louca, tornou-se vazia para receber todo o cosmos. E, como isso não chegou, tornou-se vazia novamente para ter mais da energia cósmica, e tornou-se vazia outra vez para voltar a ter. A sabedoria descobriu que se fosse infinitamente vazia receberia infinitamente o infinito. A sabedoria tornou-se vazia e infinita." Raquel Loio, em O sábio, o diabo e a nascente (2022)



#6 O livro está escrito na perspetiva da primeira pessoa

À semelhança dos livros anteriores, este encontra-se escrito na perspetiva da primeira pessoa que questiona e, muitas vezes, reinterpreta a origem humana, a essência humana de amor divino.



#7 É o terceiro livro que concluí

É o terceiro livro que escrevi e que aparece como uma continuidade da reflexão apresentada nos livros anteriores, O fio da deusa do destino e O eixo do tempo. Estes três livros formam uma espécie de trilogia, porque estão relacionados. São como estados meditativos que se aprofundam, sendo este terceiro livro algo mais do âmago, do coração. 



#8 A escrita é um pouco fragmentária, mas flui

A prosa considera um contacto com o sentido existencial de diferentes estados, vigília e sono, vida e morte. No entanto, a centralidade no coração, no amor, conduz a uma compreensão unificada desses estados, encontrando-se, em vez de cisões, fluidez.



#9 O livro foi concluído em 2019

Escrevi os meus primeiros três romances filosóficos entre o final de 2018 e o início de 2019.



#10 Outra frase do livro

"Intriga-me a atitude que dispensa qualquer intermediação. Intriga-me tudo aquilo que não parece, mas que, afinal, é intermediação. Quem vai diretamente ao princípio das suas questões é muito mais feliz. É alguém que ri fácil e compreende as penas à tinta, quando a tinta é o meio que jamais teve." Raquel Loio, em O sábio, o diabo e a nascente (2022)



Livro disponível na Amazon (link para compra do livro a partir de Portugal e link para compra do livro a partir do Brasil).

4 comentários:

  1. Bom dia, Raquel
    O meu blog continua em modo de “pausa” e penso que assim continuará por mais algum tempo.
    Os meus planos de mudança de casa sofreram algumas alterações que levaram ao atraso da sua realização. Nem sempre as coisas são tão fáceis como inicialmente parecem, e, como tenho a actual casa “de pernas para o ar”, abrigando familiares que tinham as suas próprias casas… o ambiente e consequente disposição para alimentar o blogue não são os ideais.
    Mas não percamos a esperança. Tudo se resolverá a contento, e a normalidade surgirá (não há quem ainda espere pelo regresso de D. Sebastião ?😊)
    Entretanto… irei aparecendo sempre que possível – para mostrar que não vos esqueci, mas principalmente para que não me esqueçam 😉
    Um saudoso abraço e até sempre.

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Mariazita. Tudo correrá pelo melhor, força! Será sempre bem-vinda no meu blogue. Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar