sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Dez curiosidades sobre o livro "O eixo do tempo"

Hoje trago dez curiosidades sobre o meu livro O eixo do tempo.

Imagem de justfantasaybijuteria.blogspot.pt

#1 Este é o segundo título desta obra

O eixo do tempo teve um primeiro título: travessia. Mas, o livro nunca foi publicado com este título, que permaneceu apenas enquanto estava a ser escrito.



#2 A obra ilustra o pensamento-sentimento sobre os determinados percursos de vida

Há uma consciência que procura resolver uma das suas questões essenciais, que se centra principalmente no sentido do seu caminho ao longo da vida.



#3 O eixo do tempo apresenta uma vincada característica de revolta

Ao contrário dos meus outros livros, este marca bastante um estado de revolta e de rebeldia. Pois, existe um questionamento constante sobre o livre arbítrio e uma necessidade de romper padrões condicionantes para se descobrir a autonomia e a liberdade.



#4 A capa do livro foi ilustrada por mim

A ilustração da capa resulta da memória de uma imagem onírica. O conteúdo desse sonho estava relacionado com O eixo do tempo.



#5 A consciência aparece metaforizada como uma tecelã

Há um jogo de palavras, à semelhança do livro O fio da deusa do destino, que mistura o urdir do pensamento, com o fazer de um tecido e o fiar de uma teia de aranha.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

#6 É o segundo livro que concluí

Este foi o segundo livro que escrevi.



#7 O eixo do tempo tem uma ambiência onírica

Para responder a questões para as quais não existe uma resposta lógica, há um recurso não só à consciência capaz de reflexão, mas também ao subconsciente, que se manifesta por exemplo através dos sonhos durante o sono, com palavras e imagens inesperadas trazidas para a narrativa da obra.



#8 A narrativa é apresentada na perspetiva da primeira pessoa

Nos primeiros quatro livros que escrevi, há uma crítica acentuada às limitações do "eu". Esta crítica é demonstrada através da perspetiva de um "eu" cujo pensamento é comparável a um labirinto, porque nunca encontra uma saída, uma solução. Quando a mente se silencia, pelo contrário, fica apta para receber alguns insights, compreensões súbitas das suas questões e problemas.



#9 O título do livro foi indicado num sonho

"O eixo do tempo" foi uma sugestão de título oriunda de um sonho.



#10 O livro desconstrói a conceção do tempo

O tempo é questionado até ao limite na narrativa desta obra, quase até deixar de fazer sentido. Procura-se uma vivência além dele, um caminho não linear, não limitado ao tempo e ao espaço.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

2 comentários: