segunda-feira, 13 de março de 2023

Como comecei a ilustrar a capa dos meus livros

Hoje partilho uma curiosidade sobre o porquê de ter utilizado pinturas minhas para ilustrar as capas dos meus livros existencialistas de fluxo de consciência.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

#1 À procura da composição ideal

A primeira coisa que fiz foi propor uma combinação de elementos, conforme me foi solicitado, ao designer da capa do meu primeiro livro. Gostei muito do resultado, mas ficava a faltar coerência nas capas seguintes e, como os livros são do mesmo estilo, pareceu-me bem que as capas também fossem.



#2 À procura da fotografia ideal

Depois, a minha consultora de gestão de carreira/mana, Diana Loio, sugeriu fotografia artística e fez um trabalho excelente a encontrar fotografias que se enquadrassem. Mas, havia também limitações, como limitações no número de exemplares a preços exequíveis à data e ainda assim alguma incoerência da linha estética, porque eram raros os trabalhos (ou, apenas um) do mesmo artista que se aplicavam.



#3 À procura da imagem ideal

Uma das primeiras coisas que a Diana me sugeriu foi que eu ilustrasse as capas dos meus livros, mas isso era realmente difícil para mim, porque só me ocorriam imagens muito literais. Mas, depois, observando o conjunto dos meus trabalhos, começámos a notar que alguns deles combinavam perfeitamente com o conteúdo de determinado livro. E, de facto, a escrita e a pintura que efetuo têm uma origem e processos semelhantes, são intuitivas, o mais espontâneas possível e aludem ao mundo dos sonhos.

A pintura que apresento vai ser a capa do meu próximo livro, que será publicado em breve!



4 comentários:

  1. Il quadro che hai scelto come copertina per il tuo libro è bellissimo. Sei una vera artista, mi piace molto come dipingi.

    ResponderEliminar