terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Pintar o movimento

A pintura que apresento hoje relaciona-se com dança, ritmo e a indução natural de um estado hipnótico, onde o subconsciente se torna mais acessível.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

#1 O dinamismo das pinturas espontâneas

A pintura intuitiva e espontânea, pelas cores, traços e manchas, transmite o movimento fluido, massivo e não controlado do subconsciente. E, ainda assim, este movimento tem ordem, porque acaba por se harmonizar com um substrato natural que o pensamento e a atividade consciente não alcançam.



#2 O existencialismo nas pinturas espontâneas

Observe que nestas pinturas há muito do coletivo humano, que é representado de forma mais ou menos consciente. Assim, podemos encontrar ancestralidade, essência, sabedoria antiga e, por vezes, também algo dos velhos padrões que nos condicionam.



#3 A liberdade através das pinturas espontâneas

Observar uma pintura (ou outra coisa qualquer) é capaz de libertar, porque da observação surgem muitos insights. Podemos ainda observar a nós próprios enquanto criamos pinturas espontaneamente. Pode parecer muito difícil, mas é mais fácil do que parece. A consultoria sobre meditação e sonhos também inclui modos de explorar a criatividade na vigília, que são uma forma de meditação divertida.



A pintura está disponível na loja.

Sem comentários:

Enviar um comentário