segunda-feira, 18 de março de 2019

A criatividade I

A criatividade é uma qualidade que desejamos na nossa vida, nas mais diversas situações. Contudo, agora escrevo sobre a criatividade na pintura. Existem vários métodos para desenvolver a criatividade, para ter ideias novas. E, existe uma infinidade de ideias na Internet, com as quais podemos trabalhar para criar algo novo. Pode resultar. Mas, na publicação de hoje, considero a criatividade que não segue um trabalho prévio de pesquisa, de associação de ideias, de comparação entre várias ideias. 

Pinturas efetuadas de forma espontânea. Têm um caráter vivo e dinâmico.
Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

Tenho efetuado trabalhos de pintura através de vários métodos: pintura por camadas, com um esboço prévio, de acordo com uma ideia; pintura de uma só camada, utilizando pincel ou espátula, com um modelo ou imagem; pintura espontânea. Na pintura espontânea, apesar de poder existir uma ideia prévia, essa ideia não é seguida rigidamente, pois a pintura vai fluindo de acordo com os vários pensamentos e sentimentos que vão surgindo e de acordo com os traços e cores, que, sem necessidade de pensar muito, se acrescentam. O resultado da pintura espontânea, na minha opinião, torna-se muito mais vivo, dinâmico. Talvez seja assim, porque o processo é, ele próprio, vivo e dinâmico, imprevisível. A pintura elaborada desta forma pode, ainda, ser uma surpresa agradável para o próprio pintor. 

A primeira pintura seguiu um esboço prévio, foi elaborada por camadas. A segunda pintura foi efetuada num único momento. A segunda pintura adquiriu, também, uma maior vivacidade e movimento. Pode influenciar, um pouco, o facto de ter sido elaborada alguns anos depois, mas não muito, porque, além destas, tenho apenas cerca de meia dúzia de telas que incluem água.
Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

A pintura de observação efetuada num único momento, numa só camada, sem um esboço prévio, pode resultar mais viva do que uma pintura com esboço prévio e por camadas, que vem acompanhada da preocupação de colocar a tinta, as cores, no respetivo lugar, obtendo uma certa rigidez. Não é que não goste do resultado final da pintura por camadas, também gosto, mas perde-se algo da vivacidade, incluindo na cor. A questão é que os trabalhos efetuados dessa forma exigem realmente muita técnica, muitas horas de prática. Exigem um esforço, que tem o seu valor, embora pareça mais fácil o desapontamento do pintor com o resultado final.

Pode ser que o trabalho espontâneo seja um verdadeiro exercício de liberdade, com um resultado bastante criativo. Neste caso, não se tenta ser criativo, está-se a ser criativo em cada linha, forma, traço, cor, textura. Há, simplesmente, uma expressão livre da própria subjetividade. A ideia é esta, até que ponto a criatividade e a espontaneidade estarão relacionadas?



22 comentários:

  1. A criatividade é magnífica seja em que área for.
    Tendo em conta que pode ser considerada um tipo de inteligência, creio que é intrínseca à pessoa, o que faz com que ela possa fazer uso dela de forma espontânea!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo que todos temos um potencial criativo. Muitas vezes, não sabemos como aceder a ele. As técnicas, por vezes, podem ter um efeito limitador pela avaliação constante do que se está a fazer. A espontaneidade pressupõe um pouco não avaliar, desenhar ou pintar simplesmente, livremente, como as crianças fazem. Talvez assim se descubram artistas adormecidos. :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei o primeiro comentário,de "Ashes on the Ground" e concordo inteiramente.Gostei dos seus trabalhos também,muito bonitos!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Ana

    Adorei esta sua exposição, pinturas e texto.
    Tem um grande talento. Obrigada por partilhar
    connosco os seus trabalhos.

    Não sei se ainda mantém no seu blogue as peças
    expostas em tempos, feitas em papel, sobre as
    quais lhe fiz perguntas. :) Como poderei
    aceder a elas? Gostaria de lhe comprar uns brincos.
    Fui ao Etsy mas não me entendi
    muito bem com o espaço...

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda, agradeço o comentário. Os brincos em papel ainda estão no blogue (não estão no etsy). Encontra-os, facilmente, se escrever na área da pesquisa, no lado direito, "brincos em papel". O que está exposto no blogue tem 20% de desconto e portes por correio registado com valor reduzido (2,10). Se vir os brincos que gosta ou se preferir que envie os links, pode enviar um e-mail para justfantasy.bijuteria@gmail.com Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  4. Oi Ana
    A tua arte é belíssima! E a exposição das telas e dos textos elucidativos ficou sensacional
    Parabéns pela arte e talento
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Great post dear. I am following your beautiful blog and I hope you follow back too 😊. Greatings from Austria 😊

    ResponderEliminar
  6. A criatividade é fundamental em qualquer tipo de arte e ela veio parar às tuas mãos e cérebro. Beijos. Parabéns, Ana!

    ResponderEliminar
  7. A criatividade é um dom, mas acredito que possa ser estimulada.
    Um belo texto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que a criatividade pode ser estimulada e deve :) beijinhos

      Eliminar
  8. Lindos trabalhos. Amei o "deixa fluir"!

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Que trabalhos tão bonitos! :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Há pessoas que já nascem a fazer da criatividade a sua melhor amiga, mas acredito também que a mesma possa ser trabalhada e todos nós poderemos ser criativos aquando inspirados. Somos tão especiais e podemos fazer tanta coisa tão bonita :)
    Adorei as pinturas!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também acredito que a criatividade, a inspiração, possam ser estimuladas, despertadas e desenvolvidas. Obrigada! :) Beijinhos

      Eliminar