terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

"Oceano, fala-nos dos encantos", pedem duas mulheres. [...]

Foto de Vasilina Sirotina na Unsplash

"Oceano, fala-nos dos encantos", pedem duas mulheres. Gostaria de lhes perguntar: "e dos cantos?" Mas, elas não me veem, nem me ouvem. O Oceano fala-lhes dos santos. Ávidas do seu conhecimento, pretendem sorver um pouco da água do mar. Quero cantar-lhes: "o Oceano não vos saciará a sede, poderá, ainda, intensificá-la!" Mas, elas não me veem, nem me ouvem. De olhos postos no Oceano, de ouvidos cheios das suas ideias, creem olhar o mar e ouvir o som das ondas. Tontas, que me desprezam, quando quero, com todos eles, saber de encantos. E, quebrá-los. Uma das ondas do mar quebra e soa "Acalântis". Não a veem, nem a ouvem. Acalântis, porque nunca direi a verdade para não a corromper. Porque cantarei apenas com verdade. O que diz o canto é encanto, mas cantar é verdade.

Raquel Loio, em O canto de Acalântis (2022)

2 comentários: