segunda-feira, 3 de abril de 2023

A história de uma pintura de coelhinho da Páscoa

Esta pintura é original e só existe um exemplar, vou escrever um pouco sobre o seu processo intuitivo.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

A pintura intuitiva tem algo de mágico, porque, por vezes, a imagem surge sem plano prévio, sem qualquer idealização e expetativa de resultado.  

Foi o caso desta pintura. Começou sem nenhuma ideia, com uma composição aleatória de cores, manchas e linhas, e parecia ter uma associação a um campo de flores, que começaram a despontar.

Entretanto, uma das minhas irmãs olhou para a pintura e disse algo como: "o coelho está giro". E, eu perguntei: "coelho!? Que coelho?" Ela, claro, ficou tão surpreendida como eu e mostrou-me como estava a ver o coelho. E, de facto, sim, estava a formar-se a imagem de um coelho, que depois acentuei, assim como acentuei as flores.

Há processos que existem quando estamos acordados que são quase como os sonhos, onde funciona a mente subconsciente. O coelho é um bom símbolo, representa a renovação, a ressurreição, o surgimento de algo novo. E, também, puro, subtil, etéreo, motivo pelo qual representei o coelho com algo de desvanecimento, como um ser corpóreo e incorpóreo em simultâneo, com corpo e alma, com tudo.

A pintura foi efetuada sobre um postal. Mais fotos na loja.

4 comentários:

  1. Meus sonhos são geralmente sonhos de arautos. Eu me importo com sonhos, mas não sabia o significado de coelho, obrigado por compartilhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi,
      I don't know if the translation means what I understood, dreams with messengers?
      I think that the symbols may not be exact for each person, the meaning of the dream goes beyond what we know intellectually about the symbol or about the image envisioned, like a rabbit. The meaning has to take into account the emotion and the associations we make automatically, but this may not come all at once, it may be something that unfolds with continuous dreams.
      Thanks for reading and commenting!

      Eliminar