sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

7 dicas para criar bijuterias mais ecológicas

Apesar de ter mencionado algumas vezes a questão da relação entre arte e ambiente, decidi dedicar uma publicação para quem gosta de elaborar peças de bijuteria e tem uma preocupação ambiental, ou seja, para quem gostaria de começar a criar bijuterias mais ecológicas. De facto, nem sempre é fácil encontrar os materiais e processos adequados. Para quem gosta de usar bijuteria amiga do ambiente, há uma grande oferta no mercado, no entanto podem sempre ser considerados alguns detalhes como os que são aqui mencionados.

Os brincos são elaborados com cerca de 35% de missangas provenientes de peças de bijuteria antigas.
Os cartões dos brincos são elaborados com cartão de blocos de desenho. Foi dado um aspeto envelhecido ao cartão, com café, e utilizado um carimbo com o desenho de bilhetes de viagem, já que estes brincos podem viajar para alguém.
Todos os brincos são peças exclusivas.
Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

Da foto acima, tenho oito pares de brincos disponíveis (os três primeiros da linha de cima - os brincos bege, pretos e com uma espiral em latão na extremidade, os brincos azuis, com a espiral em latão e uma conta castanha comprida e os brincos âmbar, castanhos e com uma espiral em latão na extremidade -, os quatros pares do centro da segunda linha - os brincos em preto, latão e com uma bola castanha na extremidade, os brincos em castanho, bege e preto, os brincos em preto, bege e com uma bola castanha na extremidade e os brincos em dourado, castanho e com uma conta em cruz na extremidade - e o par de brincos em baixo). Inicio, então, a lista das 7 formas de criar (e de escolher) bijuterias mais ecológicas.



#1 Comprar materiais naturais para a elaboração das peças

Os materiais naturais podem incluir fios de algodão e outras fibras naturais, papel, pedra, madeira, sementes (prefiro não usar materiais de origem animal). Algumas desta matérias-primas, como por exemplo o papel, exigem acabamentos com tintas (pode ser utilizado o guache), colas, vernizes (à base de água e que não irritem a pele). Estes materiais de acabamento nem sempre são ecológicos, no entanto conferem resistência, impermeabilizam e aumentam a durabilidade da peça. Existem papéis, tintas, colas, vernizes sem componentes de origem animal.



#2 Recolher e reutilizar materiais naturais (upcycle)

Alguns materiais naturais que podem ser recolhidos incluem pedaços de madeira e pequenas pedras. O papel pode, ainda, ser reutilizado a partir de revistas, jornais, panfletos, esboços. O papel é muito versátil na bijuteria. Com papel, são elaborados pendentes, brincos, pulseiras, anéis ou missangas.



#3 Reutilizar materiais não ecológicos (upcycle)

Estes materiais incluem garrafas de plástico, restos de plástico, tampas de garrafa, embalagens. Além da reutilização de plástico ser importante para minimizar resíduos no ambiente, o plástico também é extremamente durável. Se esta durabilidade é nociva enquanto resíduo, é desejável enquanto arte. Podem, ainda, ser reutilizadas componentes de peças de bijuteria antiga em novos designs.

O par de brincos desiguais inclui duas contas de peças antigas.
Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

#4 Utilizar metais de elevada durabilidade e recicláveis

O alumínio e o cobre são opções acessíveis de metais resistentes e com baixa corrosão. Além disso, têm uma possibilidade de reciclagem infinita sem perda de qualidade (atualmente, 40% de todo o alumínio produzido é proveniente de reciclagem).



#5 Fazer artesanato

O próprio processo de elaborar peças à mão é amigo do ambiente, uma vez que pressupõe uma produção com menos gasto energético, menor consumo de água e não poluente.



#6 Efetuar embalagens com material reciclado

Uma peça de bijuteria compreende uma embalagem (cartões, etiquetas, saquetas, caixas, fitas). Uma embalagem efetuada à mão e que integre materiais reutilizados (cartões, fios, folhas de papel) é uma opção amiga do ambiente. Com criatividade, pode ser elaborada uma embalagem única para cada peça.

As etiquetas foram elaboradas com cartões de blocos de desenho.
Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

#7 Pesquisar novos materiais e novas técnicas

Como em qualquer área, a experimentação, a pesquisa, a realização de cursos em busca de novos conhecimentos sobre o tema, facilitará o processo de criação de bijuterias mais ecológicas.

33 comentários:

  1. És muito generosa por partilhar, mas é preciso ter talento como o teu.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Querida Ana
    Esta publicação merecia um prémio só pelo facto de se preocupar com o meio ambiente:
    Para além disso, a sua imaginação e habilidade merecem os meus parabéns, pois a bijuteria apresentada é muito linda.
    bom fim de semana.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
  3. Lindos brincos e ótima publicação!Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Oi Ana
    Adorei as tuas dicas e sugestões. Bela partilha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cuidar do planeta é essencialmente importante.
    As peças das fotos são tão lindas. :D

    Adorei as dicas!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderEliminar
  6. Thanks for your back 😊 I followed your blog 😊

    ResponderEliminar
  7. Os brincos são muito bonitos. E o tema da publicação é top e atual.

    https://oblogdamani.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Usar material reciclado parece-me muito bem :)
    Beijinho

    https://sosweetgirlythings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o material estiver em boas condições, é bom enquadrá-lo em novas propostas, gosto especialmente do toque vintage com que algumas peças ficam. :) Beijinho

      Eliminar
  9. O teu tipo de Arte não é fantasia, é mesmo já realidade. Evidente que a palavra fantasia, que usas no título do teu blogue, não foi empregue nesse sentido, mas só quis realçar quão profissional te acho a cada postagem.

    As dicas que indicaste são excelentes: protegem o ambiente e duram, duram como peças para além de todas as vantagens, que apontaste.

    Gostei de alguns destes brincos pendentes aqui expostos, embora eu só use argolas, não de prata, não de ouro, mas fantasia, pechisbeque mais propriamente.

    Qdo frequentei a faculdade, punha muito este tipo de brinco pendente, artigo barato e pouco durável, mas depois habituei-me às argolas e agora é-me difícil sair deste formato.

    Beijos, boas vendas e mto sucesso particular e profissional, Ana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Céu. Por acaso, ando a adorar argolas também (mais pequenas) e brincos minimalistas. Tenho elaborado alguns dentro desse estilo, que apresento no Etsy. É o que uso de brincos. Mas, tive uma época em que só usava brincos deste género. Beijinhos :)

      Eliminar
  10. Gostei do post e os seus trabalhos são de extrema perfeição. Beijinho Ana e feliz semana.

    ResponderEliminar
  11. Ola eu tenho sempre este dilema sobre a reutilizaçao....e o descarte qye um dia irá acontecer? Depois ja nao pode ser reciclado ou voltar para a natureza se for alterado com colas e tintas...alem de que muito provavelmente as pessoas nem sequer irão pensar nisso e colocarão directamente no lixo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lena, o comentário é muito pertinente. Compreendo e também tenho esses dilemas e, gostando de artesanato e artes, há sempre muitas dúvidas a surgir a respeito da reutilização. Mas, conforme me vou informando, tenho ideia do seguinte:

      - a reutilização acaba por ser benéfica, não só em termos de evitar o descarte dos produtos, mas também por evitar o consumo de mais recursos, também com desperdícios associados, para criação de novos produtos;

      - é verdade que colas e tintas na elaboração de novos produtos com materiais reciclados são geralmente nocivas para o ambiente, há colas e tintas que não acarretam riscos, mas, neste caso, confesso que utilizo aquelas que vão conferir mais durabilidade ao produto, adiando ou evitando o descarte;

      - a respeito ainda do descarte, os produtos reutilizados podem ainda ser re-reutilizados, tenho feito muito isso, guardo papéis, cartões, plásticos e peças de bijuteria danificadas para elaborar embalagens e para incluir em alguns trabalhos de arte, isto minimiza muitos recursos para criar novos trabalhos e muito desperdício, o que já acontece só pelo fato de se tratar de artesanato;

      - há muitos artesãos e artistas que procuram peças que seriam desperdício para enriquecerem as suas obras, o que parece um paradoxo, mas o material já antigo acaba por dar um toque vintage muito apreciado (os artigos vintage têm grande valor);

      - mas, ainda assim, o descarte, quando a acontecer, fica principalmente à responsabilidade de quem descarta, já tenho desmontado algumas peças, porque têm elementos, desperdício, aos quais deve ser dado um tratamento diferente.

      Este é um assunto muito importante, obrigada pelo seu interesse em comentar. Todas as opiniões e informações serão bem-vindas!

      Eliminar