quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Bijuteria de apenas um exemplar One-of-a-kind jewelry

O meu trabalho relativamente à elaboração de bijuterias rege-se pela criação de apenas um exemplar de cada design. Assim, maioritariamente, neste blogue encontram-se bijuterias de apenas um exemplar.


My work regarding the production of jewelry is governed by the creation of only one item of each design. So, mostly, on this blog are one-of-a-kind jewelry.

Brincos: imagem de justfantasybijuteria.blogspot.com
Modelo: foto de Flavio Gasperini, imagem de Unsplash
Earrings: image from justfantasybijuteria.blogspot.com
Model: photo by Flavio Gasperini on Unsplash


#1 A seleção dos materiais

Como não elaboro bijuterias iguais em série, os materiais que utilizo podem ser, muitas vezes, verdadeiros achados por existir pouca disponibilidade dos mesmos nas lojas. Isto aplica-se a metais, contas, entre outros. Por exemplo, o último fio de arame que adquiri para trabalhar é em latão, com uma determinada medida, algo que já procurava há algum tempo e, finalmente, encontrei numa loja em Portugal. Adquiri também algumas contas, dois cristais checos de uma cor de verde que considerei lindíssima (só haviam dois) e uma conta em cerâmica (havia apenas uma unidade). Os preços das peças adquiridas em pouca quantidade são um pouco mais elevados em relação à grande quantidade, mas gosto desta vertente de encontrar alguns recursos de uma, duas peças, porque isto também estimula o meu trabalho criativo. Faz-me pensar imediatamente num projeto único. Já utilizei o latão e o cristal checo verde escuro numas argolas dentro de um estilo rústico e chique, em simultâneo. Penso utilizar a peça de cerâmica num par de brincos assimétricos como alguns dos que se encontram na publicação "7 dicas para criar bijuterias mais ecológicas".


#1 The selection of materials

As I don't make the same jewelry in series, the materials I use can often be real finds because there is little availability of them in stores. This applies to metals, beads, among others. For example, the last wire I bought to work with is brass, with a certain size, something I had been looking for for some time and finally found it in a shop in Portugal. I also bought some beads, two Czech crystals in a green color that I thought was very beautiful (there were only two) and a ceramic bead (there was only one). The prices of pieces purchased in small quantities are a little higher compared to large quantities, but I like this aspect of finding some resources for one, two pieces, because this also stimulates my creative work. It immediately makes me think of a unique project. I've used brass and dark green Czech crystal in hoop earrings in a rustic and chic style, at the same time. I'm thinking of using the ceramic piece in a pair of asymmetrical earrings like some of those found in the post "7 tips for creating more ecological jewelry".



#2 O design e o estilo

Mesmo que o design das peças parta de ideias semelhantes, nunca uma peça será igual à outra. A criação de cada bijuteria é um trabalho manual, que leva tempo e exige perícia, mas que resulta sempre em pequenas variações da forma, da dimensão. Por exemplo, podem existir brincos do mesmo par com ligeiras diferenças entre si. Com a prática, as peças ficam cada vez mais semelhantes, mas confesso que adoro as diferenças, porque realçam aquele caráter mais elementar e orgânico. Assim, procuro não realizar duas peças o mais idênticas possível, mas sim acentuar as diferenças como, por exemplo, nos pares de brincos desiguais. Diria que o estilo das minhas peças é um rústico chique, concordam?


#2 The design and style

Even if the design of the pieces starts from similar ideas, one piece will never be the same as another. The creation of each jewelry is a manual work, which takes time and requires expertise, but which always results in small variations in shape and size. For example, there may be earrings from the same pair with slight differences between them. With practice, the pieces become more and more similar, but I confess that I love the differences, because they enhance that more elementary and organic character. Thus, I try not to make two pieces as identical as possible, but rather to accentuate the differences, such as, for example, in pairs of unequal earrings. I would say that the style of my pieces is rustic chic, would you agree?



#3 O resultado final

O resultado final das bijuterias é sempre surpreendente, mesmo para quem as elabora. Há peças das quais espero um determinado estilo e resulta outro. Umas vezes, não fica bem como quero, mas outras fica muito melhor do que poderia imaginar. Isto é, uma peça idealizada e em curso é completamente diferente da peça final. Mas, é certo que cada bijuteria tem a sua beleza e pode ser a ideal para alguém, tudo isto valorizado pelo fator da exclusividade.


#3 The final result

The final result of the jewelry is always surprising, even for those who make them. There are pieces from which I expect a certain style and another one results. Sometimes it doesn't go as well as I want, but other times it is much better than I could have imagined. That is, an idealized and ongoing piece is completely different from the final piece. But, it is true that each jewelry has its beauty and can be the ideal for someone, all this valued by the factor of exclusivity.



Se gostou de ler, partilhe a publicação. Os brincos da foto, têm uma estrutura de argolas em cobre com pontas de aventurina verde ou quartzo verde. Têm o valor de 28€ + 3,3€ (portes de envio por correio registado). Para adquirir, envie um e-mail para justfantasy.bijuteria@gmail.com

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