Sobre

Tendo em conta o impacto ambiental, são adotadas algumas medidas na elaboração da bijuteria Just Fantasy:

Nos materiais:

#1 São privilegiados materiais amigos do ambiente como algodão, papel reutilizado (upcycle), pedras naturais...

#2 Na coleção Pictura, o conceito é o upcycle de papel. Cada peça contém um desenho ou pintura à mão, tornando-se exclusiva, e é-lhe conferida maior resistência e impermeabilização para aumentar a sua durabilidade.

#3 O alumínio, que apresenta alta durabilidade (grande resistência, baixa corrosão), tem uma possibilidade de reciclagem infinita sem perda de qualidade. Atualmente, 40% de todo o alumínio produzido é proveniente de reciclagem.

#4 Tal como o alumínio, o cobre também é infinitamente reciclável.

#5 O plástico, apesar de exigir menos energia para a sua fabricação em comparação com outros materiais, é um dos grandes causadores de lixo no planeta. Sendo assim, uma medida amiga do ambiente é não criar peças com plásticos, a não ser que sejam reutilizados (upcycle). A reutilização de plástico em peças de bijuteria ou em esculturas é também vantajosa dada a sua grande durabilidade. Podem, no entanto, ainda surgir algumas peças com materiais em plástico não reutilizado, porque ainda existem em stock.

Nas técnicas:

#6 As peças são, principalmente, elaboradas à mão, o que pressupõe um processo de produção com menos gasto energético, menor consumo de água e não poluente.

#7 Podem ser integrados objetos no fim da sua vida útil (como tem sido o caso do papel) em novos produtos, é o que se denomina Upcycle. Se for o caso, é efetuada esta indicação na publicação referente à peça. Na pintura, algumas telas têm sido reutilizadas para novos trabalhos.

Nas embalagens:

#8 Cada embalagem é única, podendo integrar a reutilização de alguns materiais (cartões, fios, folhas de papel...).

Apesar de ainda haver alguns processos questionáveis acerca do seu impacto no ambiente, serão constantemente procurados novos materiais e técnicas no sentido de minimizar este impacto, sempre aliados ao processo criativo e tendo em vista uma melhoria contínua!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...