segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Perguntas e respostas II Questions and answers II

Hoje venho dar resposta às perguntas colocadas nos comentários da publicação anterior. Mas, primeiro, agradeço à Diana as suas perguntas, que são as seguintes: "podias falar um pouco acerca da arte intuitiva e mecanismos de desbloqueio criativo? Tiveste alguma dificuldade nesse sentido?" Penso que este tema requer respostas complexas, pois conduzem à reflexão, e, também por isso, considero-o muito interessante. Assim, vou dividir as respostas por três tópicos.


Today I answer the questions asked in the comments of the previous post. But first, I would like to thank Diana for her questions, which are as follows: "could you talk a little bit about intuitive art and creative unlocking mechanisms? Did you have any difficulties with that?" I think that this topic requires complex answers, as they lead to reflection, and, for that reason, I find it very interesting. So I'm going to divide the answers into three topics.

Pintura: imagem de justfantasybijuteria.blogspot.com
Sala: foto de Ella Jardim, imagem de Unsplash
Painting: image from justfantasybijuteria.blogspot.com
Room: photo by Ella Jardim on Unsplash

#1 Arte intuitiva

Para começar, gostaria de esclarecer que esta publicação está escrita de acordo com a minha experiência e opinião. Assim, para mim, a arte intuitiva é a arte realizada através da intuição. E, entendo como intuição uma ideia súbita, isto é, uma ideia que não deriva de um planeamento prévio ou de uma análise, mas que, simplesmente, aflora. Para existir um estado intuitivo, portanto, parece ser necessária uma certa recetividade e um estado mental não analítico, mas que permanece atento e deixa fluir. É quase como um estado meditativo (este tema tem relação com o meu trabalho académico, de investigação e de escrita, do qual poderei falar com mais detalhe aqui no blogue).

Neste contexto, considero não apenas as ideias súbitas, mas também os sonhos que se têm durante o sono e até sentimentos, emoções. São estes aspetos subjetivos, relacionados com as particularidades de cada pessoa, que são colocados na arte. Refiro-me, por exemplo, a uma pintura inspirada numa imagem onírica.

Mas, há outro fator que me parece importante, que é o fator da espontaneidade. Assim, a arte a que chamo de intuitiva deriva da subjetividade do artista e é criada da forma mais espontânea possível. Por vezes, nem é necessária uma ideia proveniente de uma intuição, o foco pode estar apenas no desenho espontâneo das formas, através do movimento intuitivo, e do uso despreocupado das cores. A arte intuitiva é criada com uma inocência semelhante à de uma criança.


#1 Intuitive art 

To begin with, I would like to clarify that this post is written according to my experience and opinion. So, for me, intuitive art is art done through intuition. And I understand intuition as a sudden idea, that is, an idea that does not derive from prior planning or analysis, but that simply arises. In order to have an intuitive state, therefore, it seems to be necessary a certain receptivity and a non-analytical state of mind, but one that remains attentive and lets it flow. It's almost like a meditative state (this theme is related to my academic, research and writing work, which I'll be able to talk about in more detail here on the blog). 

In this context, I consider not only sudden ideas, but also dreams that we have during sleep and even feelings, emotions. It is these subjective aspects, related to the particularities of each person, that are placed in art. I am referring, for example, to a painting inspired by a dream image. 

But there is another factor that seems important to me, which is the spontaneity factor. Thus, the art I call intuitive derives from the artist's subjectivity and is created in the most spontaneous way possible. Sometimes, an idea coming from an intuition is not even necessary, the focus can only be on the spontaneous design of shapes, through intuitive movement, and the carefree use of colors. Intuitive art is created with a child-like innocence.



#2 Mecanismos de desbloqueio criativo

Parece-me importante que os bloqueios sejam compreendidos em primeiro lugar para, depois, serem resolvidos. Penso que um dos maiores bloqueios é a preocupação com a técnica perfeita (a ideia da técnica perfeita) e o esforço de corresponder a essa técnica. Considero isto, porque a avaliação, a crítica, pode impedir a fluidez necessária para que a arte possa ser chamada de intuitiva. Assim, o primeiro passo de desbloqueio será um desapego desta crítica interior repressora. 

Para isso, podem ser realizados alguns exercícios simples, como fazer várias pinturas de traços aleatórios com as cores disponíveis. Pode ser difícil no início, mas, em algum momento, a pintura pode começar a fluir, conduzindo-nos, por exemplo, através de ideias súbitas de acrescentar um ou outro detalhe. E assim se faz uma pintura. O resultado pode não nos agradar sempre, mas, entre os vários trabalhos, pode surgir algo que realmente nos agrade. E, por vezes, há trabalhos que quanto mais se olha para eles mais interessantes parecem. Esta forma de pintar continuadamente pode levar-nos a descobrir um estilo próprio. Isto, por si, é quase a realização máxima do desbloqueio criativo, será uma forma de deixar fluir um aspeto da nossa própria pessoa. Trata-se de um processo de autoconhecimento, que se pode repercutir em toda a nossa vida, é um ato de liberdade, de certa forma. Então, começa-se com alguma inocência, sem outro objetivo que não o da pintura mais básica (pode aplicar-se também a outras artes visuais), aceitando a imperfeição. Mas, também penso que a imperfeição se torna perfeita, pela unicidade, singularidade e, até, excentricidade. 

É claro que o que está subjecente às preocupações da pessoa com a técnica, ou com outro aspeto qualquer, também dirá respeito às particularidades, medos, desejos, experiências, ..., de cada um. Por isso, considero que o autoconhecimento é o mecanismo mais eficiente de desbloqueio criativo.


#2 Creative unlocking mechanisms 

It seems important to me that blockages must be understood first and then resolved. I think one of the biggest blocks is the preoccupation with perfect technique (the idea of ​​perfect technique) and the effort to correspond to that technique. I consider this because evaluation, criticism, can impede the fluidity necessary for art to be called intuitive. So the first step of unlocking will be a letting go of this repressing inner criticism. 

For this, some simple exercises can be carried out, such as making several paintings of random strokes with the available colors. It can be difficult at first, but at some point the painting can start to flow, leading us, for example, through sudden ideas of adding one or another detail. And that's how a painting is made. The result may not always please us, but among the various works, something that really pleases us may emerge. And sometimes there are works that the more we look at them the more interesting they seem. This way of painting continuously can lead us to discover our own style. This is almost the ultimate realization of creative unlocking, it will be a way of letting an aspect of our own person flow. It is a process of self-knowledge, which can have repercussions throughout our lives, it is an act of freedom, in a way. So, one starts with some innocence, with no other objective than the most basic painting (it can also apply to other visual arts), accepting imperfection. But I also think that imperfection becomes perfect, through uniqueness, singularity and even eccentricity.

Of course, what concerns the person, the technique or any other aspect, also has to do with the particularities, fears, desires, experiences, ..., of each one. Therefore, I consider that self-knowledge is the most efficient mechanism for creative unlocking.



#3 Dificuldades

Em termos mais pessoais, inicialmente tinha grande dificuldade em expressar-me através da pintura e a preocupação técnica era precisamente um dos motivos. Pode ser muito útil ter primeiro um treino técnico e, depois, desenvolver a criatividade. Mas, parece-me que o oposto também funciona. Pois, a experiência leva-nos a aperfeiçoar cada vez mais as nossas técnicas livres de pintura. É o que sinto desde que comecei a pintar de forma espontânea. 

Uma grande dificuldade pode ser o pensamento de que o trabalho não está bonito, isso aconteceu comigo, mas, em vez de abandonar os trabalhos, terminava-os, independentemente da minha opinião sobre eles (esta foi uma dica de um professor de uma unidade curricular isolada de pintura que fiz, de um curso de artes). Assim, terminando os trabalhos, descobri que alguns ficavam lindos, na minha opinião. Mas, outros, que não me agradavam tanto, agradavam imenso a outras pessoas, o que claramente ajudou na minha confiança para continuar. 

Além disso, uma dificuldade inicial consistia em não saber que tipos de pinturas eram mais agradáveis, para mim, em termos do processo. Há trabalhos que podemos considerar bonitos, mas não temos tanta alegria ao realizá-los, tornando-se um esforço grande. Com a experiência, podemos encontrar as técnicas que nos alegram. É um aspeto importante, porque a energia, alegria, amor, fica como que impressa no trabalho. É precisamente uma energia de amor, de paz e sabedoria que gostaria que caracterizasse o meu trabalho. Por isso, alio necessariamente o autoconhecimento à arte, para que a energia da peça tenha fluido verdadeiramente no artista, que foi o criador, falando em termos mais poéticos.


#3 Difficulties 

In more personal terms, initially I had great difficulty in expressing myself through painting and the technical concern was precisely one of the reasons. It can be very useful to have technical training first and then develop creativity. But, it seems to me that the opposite also works. Well, experience leads us to improve our free painting techniques more and more. That's what I've felt since I started to paint spontaneously. 

A great difficulty can be the thought that the artwork is not beautiful, this happened to me, but instead of abandoning the artworks, I finished them, regardless of my opinion about them (this was a tip from a professor of a painting curricular unit I did, from an art course). So, finishing the artworks, I discovered that some were beautiful, in my opinion. But others, which I didn't like so much, pleased a lot other people, which clearly helped my confidence to continue. 

Also, an initial difficulty was not knowing what kinds of paintings were most enjoyable for me in terms of the process. There are artworks that we can consider beautiful, but we don't have so much joy in doing them, making it a big effort. With experience, we can find the techniques that make us happy. It is an important aspect, because the energy, joy, love, is imprinted in the artwork. It is precisely an energy of love, peace and wisdom that I would like to characterize my work. That is why I necessarily combine self-knowledge with art, so that the energy in the piece must have truly flowed from the artist, who was the creator, speaking in more poetic terms.



Apresento uma das minhas pinturas abstratas na imagem. A pintura, de cores florais, combina com a sala de um estilo ligeiramente boho, com cor-de-rosa e flores. É única, efetuada a acrílico sobre papel de 250g, de tamanho A5, e tem um acabamento em verniz. Para adquirir a pintura, envie um e-mail para justfantasy.bijuteria@gmail.com

Espero ter respondido às perguntas, deixem os vossos comentários se quiserem que desenvolva mais este assunto!


I present one of my abstract paintings in the image. The painting, in floral colors, matches the room in a slightly boho style, with pink and flowers. It is unique, made in acrylic on 250g paper, A5 size, and has a varnish finish. To get the painting send an e-mail to justfantasy.bijuteria@gmail.com 

I hope I have answered the questions, leave your comments if you want me to develop this subject further!

8 comentários:

  1. So in depth! Thanks for the commentary on creativity and more.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  3. Eu não sonho. Ou não me lembro dos sonhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma característica atribuída ao sonho comum, a amnésia relativa ao sonho. Mas, também acho que se pode dar o caso de não se sonhar mesmo.

      Eliminar
  4. O autoconhecimento tem-se com a psicoterapia.
    Bloqueios, dificuldades todos temos já que são mais os dias "não" que os "sim".
    Acho que as pessoas das artes têm problemas em se mostrarem e refugiam-se na arte para se exprimirem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A psicoterapia é um bom momento para isso. Mas, acho que todos os momentos servem para nos observarmos e conhecermos. Também acho que a arte pode ser um refúgio, ou outras atividades. Mas, também penso que depende da pessoa.

      Eliminar