quinta-feira, 15 de abril de 2021

Desafios: começar a criar bijuterias

Esta publicação é orientada para quem quer ou está a começar a criar bijuterias, o que é um desafio. Assim, vou falar um pouco sobre a minha experiência pessoal.

Não sei exatamente porque me interessei por criar bijuterias. Mas, o trabalho artístico com arame despertou a minha atenção. Modelar os fios de arame para criar bijuterias é um processo simples, que não exige muitos recursos e que dá a origem a uma enorme variedade de peças, a criatividade é o limite. Além disso, consoante o material (latão, cobre, cobre esmaltado, prata, ouro, aço, alumínio) e, dependendo do tipo de missangas adicionadas, a bijuteria em arame pode enquadrar-se num estilo antigo ou num estilo contemporâneo.

É claro que, inicialmente, é importante conhecer algumas técnicas. Há muitas bijuterias em arame na Internet, com um design simples, que podem servir de inspiração. Gosto particularmente do trabalho do escultor Alexander Calder. Outra opção é a frequência de cursos na Internet ou a consulta de livros sobre técnicas básicas de bijuteria. Estes cursos e livros são elaborados por artistas para quem pensa começar a criar as próprias bijuterias ou, mesmo, bijuterias para vender.

Deixo duas fotos com duas peças de bijuteria que elaborei, seguindo cursos e livros de ensino de técnicas de bijuteria (estas peças já não são, contudo, as primeiras, diria que integram uma segunda fase, uma vez que as peças anteriores exigiram um trabalho de aperfeiçoamento para estas terem um bom resultado):

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

O colar da foto acima foi inspirado num curso online sobre técnicas de bijuteria em arame lecionado pela artista Heidi Boyd. Para o colar, utilizei arame de cobre com um banho de esmalte na cor verde-esmeralda. Esta é uma cor viva, que dá ao colar um estilo contemporâneo. Os links e fecho têm uma cor de latão para não existirem brilhos exagerados, que tirem o realce aos anéis, o elemento central do colar. Este design do colar, com anéis, é moderno. As missangas são em madeira para combinar com os restantes tons e em plástico, na cor verde-clara, sendo este um ponto de realce dos anéis.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

Os brincos da imagem acima foram inspirados em técnicas do livro "Bijutaria", de Elvira López del Prado Rivas. São brincos elaborados em latão, num tom cobre, e em fio de cobre com missangas de plástico de cor azul-turquesa, de modo a formar uma teia. Estes brincos aludem ao amuleto indígena "filtro de sonhos", que permite que apenas fluam os sonhos bons. Estão disponíveis para venda.

Se quiser perguntar dicas sobre a elaboração de bijuterias, deixe mensagem nos comentários, à qual responderei.

8 comentários:

  1. Tudo tem um início, como se sabe. Dou-te os parabéns pela tua perseverança, gosto pelo que fazes e por quereres dar dicas a quem tenha dúvidas. Parabéns!

    Beijinhos e sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Céu. A perseverança tem mesmo que ver com o gosto, sendo que os trabalhos que faço vão cada vez mais ao encontro disso. Pode-se notar que estão a tender para as pinturas em tamanho pequeno e não tanto para as bijuterias. :) E, claro que darei dicas a quem queira, pequenas dicas e ideias podem fazer a diferença para a evolução enquanto artista, artesão... e cada um terá o seu estilo, não gosto muito da ideia de concorrência e competição (iria mesmo contra o conceito das minhas pinturas, de liberdade, transcendência, amor). Bj

      Eliminar
  2. Gostei! Que continues a fazer o que mais gostas durante muitos anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, temos de fazer por isso, ainda que não possamos ter uma dedicação a tempo inteiro. Bj

      Eliminar