sábado, 3 de novembro de 2018

Bijuteria em cobre

O cobre é um material bastante procurado na bijuteria pela sua aparência própria, durabilidade, acessibilidade e versatilidade. 

Imagem de justfantasybijueria.blogspot.pt

O cobre tem, naturalmente, um toque vintage, devido à sua cor. A cor pura é um tom de terra brilhante, que se torna lentamente num castanho escuro dourado devido à formação de uma camada de óxido de cobre por reação com o oxigénio atmosférico. Esta camada impede a corrosão do metal. O cobre muito antigo, e sem qualquer manutenção, pode formar uma camada verde de carbonato de cobre. O cobre pode ser limpo, de forma a reaver a sua cor inicial, ou pode ser deixado com a cor natural, que desenvolve com o tempo. Pessoalmente, prefiro ver as peças de cobre naturalmente escurecidas, tal como estão os anéis rústicos da imagem. O cobre mantém seguras as pedras e adapta-se a qualquer outra cor. Além disso, dá um charme próprio à peça, com um toque antigo.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

Em algumas pessoas, o cobre pode deixar um tom verde na pele, porque o metal reage com a transpiração, criando quelatos de cobre. Os quelatos de cobre podem ser absorvidos, sendo um mineral importante para o corpo humano, mas nunca em excesso, visto que o corpo absorve apenas a quantidade que precisa (o excesso de cobre que não é absorvido é o que torna a pele verde). Estas manchas saem com a lavagem com água e sabão. Este processo é, no entanto, evitado se a peça de cobre for regularmente limpa com um pano seco após cada utilização. O cobre pode ainda ser lavado previamente com água morna e sabão.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

O cobre é 100% reciclável sem perder a qualidade original. Está entre os metais mais reciclados do mundo, sendo que mais de 80% do cobre extraído, desde a sua descoberta há muitos milhares de anos, ainda está em uso hoje.

16 comentários:

  1. Estas peças em cobre ficaram maravilhosas emas este anel com a pedrinha azul, um luxo minha querida
    Beijos e feliz domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Gracita, talvez não se veja muito bem, mas a pedra pequena é um cristal, tom cristal mesmo, a maior é uma pedra natural acizentada, porque é branca com uns laivos de preto. Beijinhos

      Eliminar
  2. Bom dia.
    Tu fazes realmente peças muito bonitas.
    Esses anéis são lindos, cheios de delicadeza, adorei!
    Muitos parabéns
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que peças tão giras! Acho que é o facto de serem em cobre que lhes dá a beleza toda :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary, o cobre dá mesmo um toque especial, principalmente quando se torna mais escuro, na minha opinião :) beijinhos

      Eliminar
  4. A cor do cobre é linda e suas peças ficaram muito charmosas!Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Estas peças estão muito boas! Gosto imenso do cobre trabalhado assim.

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
  6. Que peças mais lindas! E obrigada pela informação super curiosa!

    ResponderEliminar