quinta-feira, 27 de abril de 2017

Propriedades dos metais

A publicação de hoje é dedicada a alguma informação sobre os principais metais com os quais têm sido fabricadas as minhas bijuterias.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt
Na imagem está uma gargantilha em cobre e missangas pérola. Os brincos que estão atrás são elaborados em aço inoxidável, missangas de cores azul-turquesa, pérola e contas de osso. Os brincos do lado, assimétricos, são elaborados em latão, aço e missangas pérolas. À frente estão uns brincos em cobre esmaltado de cor verde-esmeralda e missangas pérola trabalhados num efeito de ninho. Ao lado, estão uns brincos com espirais de alumínio.

#1 Aço inoxidável

O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter outros elementos como níquel ou molibdénio. Tem uma aparência higiénica e tem sido associado a modernidade e leveza. Apresenta alta resistência à oxidação.



#2 Alumínio

O alumínio é um metal leve, macio (muito maleável) com um aspeto cinza prateado e fosco devido à fina camada protetora de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. Apresenta excelente resistência à corrosão.



#3 Cobre

A cor pura do cobre é rosa ou pêssego, mas, lentamente, torna-se castanho escuro devido à formação de uma camada de óxido de cobre por reação com o oxigénio atmosférico. Esta camada impede a corrosão do metal. Se for mais antigo, o cobre pode formar uma camada verde de carbonato de cobre, verdete. 

Algumas das minhas bijuterias têm sido fabricadas em arame de cobre esmaltado, que é um arame de cobre colorido com uma camada de esmalte.



Das bijuterias da foto há três peças disponíveis. São as seguintes, da frente para trás:

- Brincos com ninhos em cobre esmaltado verde-esmeralda;

- Brincos assimétricos com missangas pérola;

- Brincos em aço inoxidável e missangas azuis.

4 comentários:

  1. Adoro ver peças em cobre!! 😊

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho o efeito do cobre natural muito bonito, especialmente em brincos. :)

      Eliminar
  2. Foi bom conhecer um pouco mais sobre as propriedades dos metais! Obrigada pela partilha :)
    Seguimos o blog ^^
    Beijinhos***
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar