sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Para quem são as minhas pinturas?

Hoje escrevo um pouco sobre para quem se destinam as minhas pinturas, contando uma pequena história.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

#1 Como encontrei uma pintura de que gosto

Como pessoa que cria arte, também gosto de apreciar arte. Um dia, estava a passear num site de obras de arte e, no meio de várias pinturas dentro do estilo de que gosto (o estilo próprio de um artista em particular, às vezes chamados de artistas outsider, uma definição complexa), vi um trabalho que captou imenso a minha atenção. Aquele trabalho foi imediatamente acrescentado à minha lista de desejos e não sou grande colecionadora. A pintura deixou de estar disponível dentro de pouco tempo, não sei se foi vendida. Mas, sei quem é a autora e vou seguindo o seu trabalho.



#2 Porque é que a pintura captou a minha atenção

A pintura era abstrata, de uma mulher, que achei muito parecida comigo. As minhas irmãs disseram que até parecia um retrato meu. Além disso, tinha todo um ambiente onírico com detalhes no fundo que me lembravam os meus sonhos. E, nessa altura, remetia-me mesmo a algo que tinha acabado de escrever com ideias baseadas em diários de sonhos. Concluindo, parecia eu num sonho. O caráter especial da obra, além de ser uma excelente composição de elementos, formas e cores, é ter sido pintada por outra pessoa e dizer-me muito. Isto é especial. Penso que os artistas que fazem trabalhos intuitivos encontram algumas verdades alusivas a outros (e a si próprios) por vezes sem o saberem.



#3 Para quem são as minhas pinturas

Dito isto, as minhas pinturas serão para uma pessoa específica que observou na obra algo importante para si, uma mensagem, um feeling, uma história. Por isso, procuro pintar sem filtros as ideias que surgem da forma mais inesperada, vindas de sonhos, intuições ou mesmo formando-se durante o processo de pintar.



12 comentários:

  1. Ho visto alcuni dei tuoi dipinti e sono veramente molto belli perché si vede che ci metti la tua anima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ciao Stefania. Sono contento che trasmettano un'energia più profonda. Mi ha fatto molto piacere il tuo commento. Grazie

      Eliminar
  2. Amei saber mais sobre suas pinturas, cada pintura é única e toca o ser humano de uma forma diferente.
    Amo retratos e pinturas abstratas.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Fico contente por ter gostado da publicação. Obrigada pelo comentáro. Beijinhos

      Eliminar
  3. A pintura é uma arte que tem que ser sentida, como todas as artes. E destina-se sempre também a quem for capaz de a sentir como sua.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Graça! É verdade. Gostei da forma sintética como expressou a ideia, é mesmo isso. Beijinhos e bom domingo.

      Eliminar
  4. Looks interesting. Thanks for sharing this painting and information :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, Raquel!
    Espero que estejas bem.
    Grata pela tua visita e comentário deixado no meu blog.
    Que história interessante e com significado! Gosto da pintura, que encima o teu post. É arte, sem dúvida!
    Beijos e bom outono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Céu! Obrigada pela visita e comentário! Beijinhos, um excelente domingo.

      Eliminar
  6. Um talento que não nasce com todos, o da pintura.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel. Sim e também é preciso gostar de pintura. Beijinhos

      Eliminar