quinta-feira, 15 de outubro de 2020

O porquê do título do blogue "Just Fantasy Bijuteria"

Esta publicação é dedicada ao título do blogue "Just Fantasy Bijuteria". Como surgiu este título? Surgiu da ideia de fantástico. Explico melhor adiante...

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

As peças de bijuteria com as quais o blogue se iniciou pretendiam enquadrar-se num estilo mais misterioso, sempre em ligação com a natureza, remetendo para símbolos ancestrais. Uma das primeiras imagens que utilizei como cabeçalho do blogue continha um caminho numa densa floresta, que adivinhava um interior luminoso, cheio de pequenas criaturas luminosas, mágicas. Esta imagem permaneceu mais tempo no primeiro blogue. Sim, esta é mais uma curiosidade sobre este projeto. O blogue "Just Fantasy Bijuteria" foi o segundo, existiu um anterior com as primeiríssimas peças. Durou pouco tempo, porque a falta de um plano de publicação fazia com que o resultado das publicações não me agradasse. Mudei tudo, portanto, nome inclusive. Neste caso, começar de novo foi o que me pareceu ser a melhor solução.

Falando na primeira coleção de bijuteria, destaco os seus tons terra, o design com formas fluidas, de círculos, espirais e ondas, que remetem para o movimento da existência. Destaco, ainda, outros elementos mais concretos, como a lua e as estrelas ou a teia, sendo este último um símbolo que remete à origem da vida. A aranha, tecelã, é um ser com poder criador, por ser capaz de construir uma trama que simboliza a própria vida, mas também destruidor, pois essa trama encerra os seus perigos. A teia pode, portanto, levar ao entendimento de uma transcendência, por significar opostos, criação e destruição.

Mantenho, ainda, algo deste conceito nas novas peças em cobre, com formas fluidas, fios entortados, curvos, circulares, espiralados. O cobre escurece para um tom terra escuro, o que dá um aspeto ainda mais terreno, ancestral às peças.

Portanto, utilizo a expressão "Just Fantasy" para falar do fantástico e não pela ideia de bijuteria como peças que fantasiam as de joalheria, que são elaboradas com materiais mais caros. "Just Fantasy" é um conceito de uma bijuteria que criaturas místicas dos elementos naturais, como a terra, a água, o ar e o fogo, poderiam usar. Estas peças transportam um pouco dessa energia.

Gostam deste tipo de publicação? Se existir mais alguma curiosidade sobre o surgimento e o percurso deste blogue, terei todo o gosto em falar sobre isso em publicações posteriores!

2 comentários:

  1. Peças linda e já fui contemplada com uns brincos! :))
    -
    Baloiço do tempo...
    -
    Beijos e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que descreves se percebe nas tuas peças.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...