sexta-feira, 15 de novembro de 2019

7 dicas para criar embalagens mais ecológicas

Numa altura em que já se começa a pensar em presentes de Natal, associa-se, de imediato, a imagem de embalagens bonitas e, em simultâneo, ecológicas. Pois, por um lado a embalagem tem quase o efeito de um primeiro presente. E, por outro lado é, muitas vezes, efémera, pelo que é importante considerar os seus materiais. Mas, esta publicação é também para quem efetua bijuterias ou peças de artesanato mais pequenas, pelo que as dicas integram uma proposta sobre a forma de embalar estes itens. Assim, preparei 7 dicas para criar embalagens mais ecológicas. O primeiro passo é precisamente este, fazer os embrulhos dos presentes ou dos itens de artesanato em casa, uma vez que exige menos recursos energéticos e gera menos resíduos.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt
A saqueta é elaborada com um pedaço de papel vegetal e fechada com um fio de sisal. A etiqueta foi elaborada com cartões, cartolinas e folhas variadas, sendo que cerca de 60% deste material é reutilizado. Tem também um fio de sisal e um raminho de alfazema.

#1 A seleção dos materiais

Os materiais selecionados para a embalagem devem ser ecológicos, isto é, não poluentes, nem tóxicos, tornando-se benéficos para o meio ambiente. Os materiais ecológicos que permitem elaborar uma embalagem podem incluir papel, cartão, cartolina, fios ou fitas de fibras naturais como algodão, juta, ráfia ou sisal, pedaços de madeira, folhas de árvores ou de arbustos, pequenas flores. Se for necessária cola ou tinta, devem escolher-se aquelas que são à base de água.



#2 A etiqueta de suporte da peça

No caso de uns brincos, por exemplo, é importante que estes estejam numa etiqueta de suporte. Além da apresentação ser mais agradável, esta etiqueta é prática, posteriormente, para guardar e organizar a bijuteria. Para elaborar esta etiqueta pode ser utilizado apenas um pedaço de cartolina, simples ou com uma mensagem, uma informação, um desenho, uma pintura ou uma colagem.



#3 A saqueta para guardar a peça

Esta saqueta é importante para guardar individualmente as peças de bijuteria, promovendo uma maior durabilidade das mesmas, que não ficam expostas ao ar ou ao pó. Existem saquetas de fibras naturais como algodão, juta, linho.



#4 A embalagem exterior

A peça, dentro da saqueta de tecido, pode ser embrulhada numa folha ou colocada dentro de uma saqueta de papel fechada com um fio ou fita de fibras naturais.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt
Saqueta elaborada com um pedaço de papel kraft, fechada com um fio de sisal. A etiqueta é elaborada em cartolina, com letras recortadas de um papel de publicidade e um raminho com folhas de carvalho.

#5 A etiqueta exterior

A etiqueta exterior é um item adicional que valoriza o presente, é uma oferta simbólica, que pode incluir uma mensagem escrita. Esta etiqueta pode ter uma base de cartão ou cartolina, com outras cartolinas ou folhas sobrepostas num efeito de moldura. A mensagem pode ser escrita com letras recortadas e coladas na base da etiqueta ou ser incluída de uma forma mais vistosa, destacada sobre um pedaço de cartolina de uma cor diferente que se acrescenta à etiqueta. Finalmente, a etiqueta pode ter um acabamento natural como um raminho de árvore ou de arbusto ou uma flor.



#6 As ideias

Existem inúmeras ideias na internet, é vantajoso efetuar algumas pesquisas. Porém, nem sempre é fácil colocar as ideias em prática. Uma dica consiste em começar por elaborar uma embalagem através de ideias mais simples e, a partir daí, deixa-se fluir a própria criatividade com os recursos disponíveis.



#7 Reutilização das embalagens e nas embalagens

Por último, as embalagens dos presentes recebidos podem ser reutilizadas. Com algumas modificações, podem ganhar outra vida e continuar a ser bonitas embalagens. Neste ponto, é importante considerar a reutilização de muitos outros materiais. Alguns deles, apesar de não serem ecológicos, não serão poluentes enquanto estiverem a ser utilizados, é o caso das garrafas PET, que permitem elaborar embalagens mais resistentes. Outros materiais a reutilizar podem ser pequenas peças de plástico ou de metal (por exemplo, pequenos brinquedos, bijuteria antiga, botões...), tecidos, revistas.



Espero que estas dicas sejam úteis para aliar criatividade e bem-estar ambiental, no que respeita à elaboração de pequenas embalagens!

17 comentários:

  1. Gostei muito da iniciativa! Obrigada!:)

    -
    Pensamentos que voam ...
    Beijo e uma boa noite!

    ResponderEliminar
  2. Dicas geniais e como ficam charmosas estas embalagens
    Ameiiiii
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Una idea estupenda, tendré en cuenta tus consejos. Un beso

    ResponderEliminar
  4. Cada vez mais do importância à embalagem quando compro um produto e dou muito valor ao facto de ser uma embalagem ecológica. Isto é muito importante! Obrigada pela partilha.
    Tropa do Batom

    ResponderEliminar
  5. Olá, Ana!

    Continuas bem e com sucessos a todos os níveis?

    Que post interessante! Para além das fantásticas e úteis dicas, que aqui referiste, há o fator ambiente, que não podemos descurar.

    As embalagens que aqui nos mostras são tão lindas e mimosas! Parabéns pela tua arte.

    Beijinhos, boa sexta e melhor fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É já um sucesso perceber que estas publicações e que os trabalhos apresentados agradam aos leitores. :) Beijinhos, uma excelente semana!

      Eliminar