terça-feira, 15 de janeiro de 2019

2018 em revisão

Esta publicação é dedicada a uma reflexão sobre 2018, no que respeita aos trabalhos de bijuteria e artes visuais que tenho efetuado. A reflexão faz parte do dia-a-dia. Refletimos sobre o dia, sobre momentos, facilmente. Refletir sobre um ano que passou exige um exercício de memória mais atento.

Imagem de justfantasybijuteria.blogspot.pt

#1 Bijuteria em arame

Começo pela bijuteria. A maior parte da bijuteria continua a ser efetuada em arame, aqueles que tenho privilegiado, pela beleza e durabilidade, são o alumínio e o cobre. O alumínio combina com peças mais modernas, enquanto o cobre, pelas suas características, já mencionadas na publicação “Bijuteria em cobre”, combina com peças com um toque antigo.

Existiram, contudo, algumas mudanças em termos de materiais. Nomeadamente, algumas bijuterias passaram a incluir pedras naturais em vez das missangas comuns, de plástico. Além de ser um material ecológico, as pedras naturais valorizam a peça em termos de beleza e durabilidade. É, sem dúvida, um material de eleição. No entanto, gostaria de criar peças com contas de vidro ou de cerâmica. Penso que o resultado seria muito interessante.



#2 Bijuteria em papel

Outra mudança efetuada consistiu na criação de bijuteria em papel, principalmente brincos tipo botão e anéis. As folhas de papel foram reutilizadas, consistiam em esboços, notas, já com pouca utilização. Ganharam, assim, com algum trabalho e criatividade, uma nova vida em brincos e anéis com um toque bastante contemporâneo. Além disso, cada peça é exclusiva, uma vez que contém um desenho único. Estas peças são impermeabilizadas com verniz para serem mais duráveis. Comecei, assim, a explorar e a colocar em prática o conceito de upcycle na elaboração de peças de bijuteria, sendo, por isso, mais ecológicas.



#3 Pintura

Quanto à pintura, apesar de ter publicado poucas pinturas no blogue, com temas variados, aquele que predomina faz parte de uma coleção de oito peças com a figura humana, que remetem a aspetos da mente. Porém, durante o ano de 2018, explorei técnicas de pintura espontânea e de pintura a óleo com espátula sobre temas florais.



Fico com a aprendizagem sobre a importância de explorar não só várias técnicas e materiais, mas também vários estilos para perceber aquele de que mais gostamos. Tenho vindo a reparar que, na bijuteria, gosto bastante de criar e de usar peças num estilo antigo. Na pintura, a técnica que me parece mais prática e com um resultado mais expressivo é o impasto - utilização de camadas espessas de tinta a óleo na tela, neste caso, com espátula. No entanto, é mais complicada para representar pormenores. Há ainda muito por descobrir. De facto, a descoberta e a aprendizagem são constantes.



34 comentários:

  1. Desejo-te muita sorte no teu negócio online!

    Tropeços em desamor
    Beijo, e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. Gosto das suas peças com arame e missangas pérolas,são muito delicadas.Abraços,querida Ana!

    ResponderEliminar
  3. As tuas peças são lindas.
    Muito sucesso para 2019.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Peças lindas - adoro o trabalho com pedras naturais! Muiiita sorte para a loja!!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  5. Olá, Ana!

    É bom fazermos um balanço e revisão do k foi o ano k passou, em todos os aspetos, e não só num, naquele a que talvez mais nos dedicámos.

    Não uso anéis, nem pulseiras, apenas argolas prateadas, de boa qualidade e o fecho tem de ser sempre igual para ser fácil a sua aplicação e não se perder com facilidade. A minha pele é mto sensível e tenho de ter cuidado com tudo o que visto e em mim coloco.

    É bom k vás experimentado novas técnicas e materiais.

    Beijos e um excelente Ano Novo em todos os aspetos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu, desejo igualmente um excelente ano 2019! Beijinhos

      Eliminar
  6. Muito bem! Vejo aí muito trabalho, muita técnica e muito conhecimento, parabéns e sucesso redobrado para 2019!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Amei a postagem!!!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. És uma verdadeira artista! Continua! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Ana, passeie pelo seu blog e vi peças lindíssimas à venda. Parece-me que estas originais obras de arte são muito mal avaliadas no nosso restrito mercado ,. Não encare, por favor, isto como uma crítica, que não é. Sinto que se pretendesse vender o meu tricô teria igual feed back. No fundo, acho que este país não merece os artistas( não me incluo nessa designação) que tem.
    Desejo-lhe o maior sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras e ainda bem que gostou das peças apresentadas. Talvez exista pouca valorização da arte e do artesanato neste país, talvez seja questão de modas. Beijinhos :)

      Eliminar
  10. Querida Ana
    Gostei imenso do que li; aprendi algo mais e quero felicitá-la não só pela beleza dos seus trabalhos, com também pela versatilidade e, sobretudo, pela sua preocupação com a reutilização, com a reciclagem a bem do ambiente e de todos nós. Não me esqueço de que, em se tratando de um artista, a sua sensibilidade é grande. Bem haja.
    Obrigada pela visita feita ao meu blog e pelo carinho que me deu em 2018.
    Feliz 2019.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz, desejo, igualmente, um Feliz Ano 2019 para si. Beijinhos :)

      Eliminar
  11. bijuteria em papel é tãooooo interessanteeeeee!!

    r: 2019 muito feliz para ti também! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto bastante, dão um toque contemporâneo, dependendo dos desenhos, claro! Beijinhos :)

      Eliminar
  12. Os seus trabalhos revelam talento e muita dedicação. Desejo-lhe as maiores felicidades e muita sorte para todos os seus projectos. Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. É nestes momentos de reflexão que conseguimos tirar conclusões e que podemos sempre pensar naquilo que podemos melhorar :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, Ana!

    Fazer um balanço do ano que se passou foi uma ideia excelente. Desejo muito sucesso para 2019 e boa sorte com a lojinha online!

    Bom fim-de-semana! :)

    ResponderEliminar
  15. Ir experimentando outras técnicas é mesmo importante para percebermos o que se adequa ou não a nós, aumentando a veia criativa. Acho o trabalho bem interessante e desejo muita sorte para o futuro :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Muito sucesso :)

    r: Tens razão, talvez o momento certo seja sempre o agora!

    ResponderEliminar
  17. Eu ainda não parei para fazer uma reflexão sobre 2018, é algo que tenho de fazer. Muito sucesso para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lúcia, desejo igualmente muito sucesso para ti! :) Também fiz a reflexão sobre 2018 apenas num aspeto, no que respeita a cada pessoa, à relação com os outros, com o mundo, acho que é difícil fazer a reflexão sobre um ano, mais vale ir refletindo diariamente. Mas, isto não tem que ser uma regra, penso que toda a gente o faz espontaneamente. Beijinhos

      Eliminar